segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Há água no ar?

Ponha cubos de gelo em um béquer com água e deixe-o em um lugar aquecido. Água irá se condensar, proveniente do ar, sobre a superfície externa do vidro. A água não pode atravessar o vidro, assim ela deve ter vindo mesmo do ar que estava ao redor do béquer.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

composição do ar...

O que é preciclar?


PRECICLE
Você sabe o que é preciclar?
É muito simples!
É pensar antes de comprar.
40% do que nós compramos é lixo.
São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar os nossos restos imortais no planeta.
Poderia ser diferente?
Tudo sempre pode ser melhor.
Pense no resíduo da sua compra antes de comprar. As vezes um produto um pouco mais caro tem uma embalagem aproveitável para outros fins.
Estes são os 3 R's:
Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Reduzir o desperdício,
Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora, e
Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois, na verdade, o indivíduo não recicla (a não ser os artesãos de papel reciclado).
O termo reciclagem, tecnicamente falando, não corresponde ao uso que fazemos dessa palavra pois reciclar é transformar algo usado, em algo igual, só que novo.
Por exemplo, uma lata de alumínio, pós consumo, é transformada, através de processo industrial, em uma lata nova.
Quando transformamos uma coisa em outra coisa, isso é reutilização.
O que nós, como indivíduos, podemos fazer, é praticar os dois primeiros R's: reduzir e reutilizar.
Quanto à reciclagem, o que nós devemos fazer é separar o lixo que produzimos e pesquisar as alternativas de destinação, ecologicamente corretas, mais próximas.
Pode ser uma cooperativa de catadores ou até uma instituição filantrópica que receba material reciclável para acumular e comercializar.
O importante é pensarmos sobre os 3 R's procurando evitar o desperdício, reutilizar sempre que possível e, antes de mais nada,
preciclar!
Ou seja: Pensar antes de comprar.
Pensar no resíduo que será gerado.
Evite embalagens plásticas: elas poderão ser transformadas em produtos plásticos reciclados. O vidro é totalmente reciclável e muito mais útil em termos de reutilização da embalagem.
Preciclar é pensar que a história das coisas não acaba quando as jogamos no lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O que é esgoto Sanitário ?

É a água que foi usada nas casas, como: água de chuveiros, vasos sanitários, pias, tanques e máquinas de lavar.

O que é esgoto industrial ?
Esgoto industrial é a água que foi usada nas indústrias e está poluída com produtos químicos como: óleos, graxa, ácidos, e metais pesados.
O tratamento deste esgoto é de responsabilidade da própria indústria.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aquecimento global...

As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.
O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.

Camada de ozônio...

A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.
A degradação da camada de ozônio é um dos grandes problemas da atualidade. Esse fenômeno é conhecido como "buraco na camada de ozônio", no entanto, não ocorre a formação de buracos e sim a rarefação dessa camada, que fica mais fina, permitindo que uma maior quantidade de raios ultravioleta atinja a Terra.
Em determinadas épocas do ano ocorrem reações químicas na atmosfera, tornando a camada de ozônio mais fina, mas logo ela volta a sua forma original. Contudo, as atividades humanas têm agravado esse processo, principalmente através das emissões de substâncias químicas halogenadas artificiais, com destaque para os clorofluorcarbonos (CFCs).
Essas substâncias reagem com as moléculas de ozônio estratosférico e contribuem para o seu esgotamento. Em 1987, visando evitar esse desastre, 47 países assinaram um documento chamado Protocolo de Montreal, que passou a vigorar em 1989. Esse Protocolo tem por objetivo reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio.
O resultado tem surtido alguns efeitos positivos, visto que vários países pararam de fabricar o gás clorofluorcarbono (CFC), havendo uma queda de aproximadamente 80% no consumo mundial de CFC. No entanto, essa medida não é suficiente para proteger a camada de ozônio.
Curiosidade: o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro.

Doenças Transmitidas pelo Solo...

Tétano:Essa doença é produzida por uma bactéria,o bacilo do tétano(Clostridium tetani),e caracteriza-se por contracões e espasmos dos músculos do rosto,da nuca,da parede do abdomen e dos membros(uma forma resistente do micróbio)nos mais variados ambiente:poeira,pregos enferrujados,latas,água suja,galhos,espinhos e no solo,principalmente quando tratado com adubo animal,pois esse bacilo está presente nas fezes dos animais domésticos e do homem.

Esquistossomose-Barriga d'água:É o nome popular para uma doença que deixa a pessoa com uma barriga enorme.No Brasil,a barriga d'água é provocada pelo Schistosoma mansoni,verme achatado (platelmito) que entra pela pele (pés e pernas),aloja-se no fígado,alimenta-se de sangue e chega a ter um centímetro.

Amarelão:É uma doença típica do solo quente e úmido.E entre outros sintomas,provoca uma forte anemia,que diminui a capacidade de trabalho dos indivíduos afetados.O amarelão é produzido por dois tipos de vermes nematódeos:ancilóstomo(Ancylostoma duodenale) e o necátor (Necator americanus).O primeiro é comum no sul e o segundo no norte e nordeste do Brasil.As larvas desses vermes crescem na terra úmida e quente e penetram pela pele dos pés descalços do indivíduo.Mas raramente,podem também ser engolidas.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Graura:(buraco na camada de ozônio)...

Camada de Ozônio(buraco)

Nas primeiras décadas da utilização do gás não foram detectados prejuízos ao ambiente, mas a ideia de que tal gás era inofensivo foi superada no fim da década de 70, momento esse em que foram realizados diversos tipos de estudos que constataram uma modificação na camada de ozônio na Antártica. Tal constatação foi feita a partir de informações obtidas através de imagens de satélites. Os cientistas, através dos dados adquiridos, identificaram uma redução de 60% na camada da região.

Doravante a essa descoberta, os cientistas estabeleceram uma relação direta entre a emissão do gás CFC e a diminuição da camada de ozônio. O gás CFC expelido para a atmosfera sobe para as camadas mais elevadas, onde é submetido às ações dos raios ultravioleta, que ocorrem da seguinte forma: o CFC se fragmenta, o cloro começa a interagir com o ozônio e a partir desse processo ocasiona a quebra desse tipo de molécula e consequentemente destrói a camada de ozônio.

Camada de Ozônio(o que é?)

A camada de ozônio e UMA camada nd Atmosfera da Terra Que CONTÉM concentrações relativamente altas de ozônio (O3). Esta camada absorve 97-99% da luz do sol de alta freqüência ultravioleta, que é potencialmente prejudicial à vida na Terra. This camada absorver 97-99% da luz do sol de alta frequencia ultravioleta, potencialmente prejudicial Que É A Vida na Terra. Mais de 90% de ozônio na atmosfera da Terra está presente aqui "relativamente altos" significa poucas partes por milhão, muito superior em relação as concentrações na atmosfera mais baixa, mas ainda pequeno para os principais componentes da atmosfera. Mais de 90% de ozônio nd Atmosfera da Terra está offline Aqui Presente "relativamente altos" significa poucas contraditório Por Milhão, Muito superiores Relação los como concentrações nd Atmosfera Mais baixa, Mas ainda Pequeno parágrafo OS principais Componentes da Atmosfera. É principalmente localizada na parte inferior da estratosfera, de aproximadamente 15 km para 35 km acima da superfície terrestre, embora a espessura varia sazonalmente e geograficamente. E principalmente localizada nd Parte inferior da estratosfera, de 15 km Approximate parágrafo 35 km acima da Superfície terrestre, embora uma variação espessura sazonalmente e geograficamente.

Consequências do aquecimento global...

-         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
-         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
-         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
-         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.