Poluição
Activismo social
CommentsPosts
Home Acerca Participar Contactos Termos de Serviço
Geral Poluição Hídrica Poluição do Solo Poluição Sonora Poluição Química Poluição Atmosférica
« Poluição Poluição Sonora »
Poluição do Solo
By Poluição.net, on Junho 26th, 2010
O solo é um ecossistema com característica físicas, químicas e biológicas próprias, no qual se desenvolvem uma grande quantidade de diferentes formas de vida. A poluição do solo pode definir-se como a presença de substâncias que têm uma acção nociva na saúde do homem, nos recursos biológicos, e nos ecossistemas.
A poluição pode dar-se devido ao carácter receptor dos solos, que se encontram em equilíbrio com a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera, ou pela acção directa de seres vivos que podem romper o seu equilibro físico e químico.
O solo, como todos os ecossistemas, possui uma capacidade de auto-depuração que é devida à actividade biológica dos microrganismos, à actividade química, que desencadeia reacções de oxidação, redução, hidrólise, etc. e à capacidade de filtração que faz com que sejam retidos vários tipos de poluentes.
Os Principais poluentes do Solo
Os poluentes do solo podem classificar-se em dois tipos: endógenos, ou próprios ao mesmo solo, e exógenos, ou de origem exterior ao solo. Os poluentes mais problemáticos são os que resultam da poluição exógena causada pela acção humana.
Os principais poluentes do solo podem ser classificados em três grandes grupos:
Derrames de origem antropogénica, resultantes de actividades industriais, de actividades mineiras, do tráfego automóvel, e da construção civil.
Derrame de compostos orgânicos, muitas vezes acidentais.
Substâncias químicas que são adicionadas aos solos, como os biocidas e os fertilizantes.
Biocidas
Os biocidas são substâncias que matam organismos vivos e que são utilizados sobretudo na agricultura para combater pragas de fungos, ervas daninhas, ou insectos. Distinguem-se três tipos: fungicidas, herbicidas e insecticidas. Os fungicidas são utilizados para prevenir a infecção por fungos das colheitas, em especial de produtos agrícolas armazenados. Estes compostos contêm metais como o cobre e o mercúrio, e não são bem conhecidos os seus efeitos no ser humano.
Os herbicidas são substâncias químicas que são utilizadas para evitar o crescimento de ervas daninhas nos campos agrícolas ou nas bermas das estradas. Alguns são específicos para determinadas plantas, enquanto que outros podem afectar plantas de ecossistemas vizinhos, uma vez que não tem qualquer tipo de especificidade.
Geralmente, os insecticidas têm entre os seus componentes fósforo e cloro. São utilizados para eliminar insectos prejudicais para as culturas, quando que, na maioria dos casos, não sejam específicos e matem também insectos considerados benéficos. Estas substâncias podem permanecer muito tempo no solo, resultando na sua contaminação. A dispersão destas substâncias por meio de fumigação aplicada por aviões facilita a contaminação de outros ecossistemas.
Exemplos:
A fumigação dos campos agrícolas para combater pragas provoca a acumulação de substâncias químicas no solo que contribuem para a sua poluição.
As escórias provenientes de fundições contaminam o solo com metais pesados, alterando a sua composição mineral.
Fertilizantes
Os fertilizantes são substâncias químicas que o homem utiliza para aumentar o crescimento das culturas agrícolas. Inicialmente, utilizavam-se fertilizantes naturais, estrume e guano, que ajudavam a melhorar o solo. Mas a crescente procura deste tipo de produtos levou á produção de fertilizantes químicos compostos por azoto, fósforo ou potássio, que se acumulam no solo e que podem contaminar as águas subterrâneas por infiltração associada á escorreria de água da chuva.
Na utilização de fertilizantes deve ter-se em conta que nem sempre uma maior quantidade leva á obtenção de solos mais produtivos, pois a partir de uma determinada concentração, não se obtêm quaisquer efeitos. Um excesso de nutrientes podem até tornar-se prejudicial para a produção agrícola.
Exemplos:
Os adubos industriais substituíram os adubos tradicionais, como o estrume, devido ao seu elevado rendimento, embora sejam muito mais poluentes.
As substâncias químicas adicionadas aos solos agrícolas poluem os rios ao serem arrastados pela água da chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário